7 Dicas para melhorar a compreensão em inglês

compartilhe

melhorar a compreensão em inglês

O estudante do idioma que busca melhorar a compreensão em inglês, certamente sabe que muitas portas se abrirão para ele ao entender melhor a língua. Afinal, existem desde expressões, verbetes, piadas ou gírias que tornam falar e ouvir muito mais dinâmico.

Além disso, mesmo para aqueles que já investem em um curso de inglês, ter uma audição mais completa pode se tornar um desafio. Por isso, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo com dicas de como melhorar a compreensão em inglês a partir de pequenas ações do dia a dia. Confira conosco e boa leitura!

Quais as vantagens de melhorar a compreensão em inglês?

Primeiramente, iremos elencar o porquê é tão importante melhorar a compreensão em inglês para ter maior fluência do idioma. De modo geral, os principais benefícios em investir nisto são:

1 | Possibilidade de conhecer novos países e culturas

Ao aprender inglês, você tem a oportunidade de conhecer novos países e culturas com muito mais facilidade. Ou seja,isso permite diversificar suas referências e fontes de conhecimento, além de poder aproveitar melhor viagens ao exterior.

2 | Fortalecer o cérebro

Estudos mostram que aprender um novo idioma ajuda a fortalecer o cérebro e melhorar as funções cognitivas. Em resumo, isso inclui prevenir doenças que afetam o cérebro precocemente, desenvolver a facilidade em executar tarefas, melhorar a memória e manter o cérebro ativo.

3 | Conquistar bolsas de estudo no exterior

Ter o inglês fluente abre portas para investir na sua vida acadêmica, permitindo solicitar bolsas de estudo em instituições de ensino no exterior. Profissionais que estudam fora do seu país de origem são muito valorizados pelas empresas.

Além disso, há casos como os cursos de férias de verão nos EUA ou Europa que exigem essa compreensão do idioma.

4. Fazer cursos à distância nas principais instituições de ensino do mundo

Com a tecnologia avançada, é possível fazer cursos online nas melhores universidades do mundo, como Harvard, Yale e Oxford, desde que você tenha um bom domínio do inglês.

5 | Entender melhor séries, filmes, músicas e podcasts

Por fim, ao melhorar sua compreensão em inglês, você terá acesso a uma gama muito maior de conteúdo de entretenimento. Por exemplo, séries, filmes, músicas e podcasts, sem depender de legendas ou traduções que podem perder o significado original.

melhorar a compreensão em inglês

Mas como melhorar a compreensão em inglês de modo prático?

1 | Consumir conteúdo em áudio e vídeo em inglês

A primeira dica para melhorar a compreensão em inglês diz respeito a assistir a filmes, séries, podcasts e vídeos no idioma original. Afinal, essa é uma excelente maneira de se expor à língua e melhorar a compreensão auditiva.

Aproveite para anotar as ideias gerais e palavras que consegue entender. Após isso, tente transcrever o áudio e compare com a legenda em inglês para identificar erros e acertos.

2 | Praticar a escuta ativa para melhorar a compreensão em inglês

Concentre-se totalmente no que está sendo dito, evitando distrações como celulares e TV. Essa prática de escuta atenta ajuda a desenvolver a habilidade de compreensão auditiva.

3 | Começar com conteúdo adequado ao seu nível

Não se jogue em materiais muito avançados se você ainda está no inglês para iniciantes. Ou seja, comece com programas de TV, podcasts e vídeos mais simples e vá aumentando o nível gradualmente conforme sua compreensão fica melhor.

4 | Usar legendas em inglês

Assistir a conteúdos com legenda no mesmo idioma é uma estratégia eficaz. Então, aos poucos, tente assistir sem as legendas para desafiar sua compreensão auditiva.

Saiba também | A importância da imersão cultural

5 |  Ouvir rádios em inglês

Além de músicas, as rádios trazem notícias e entrevistas com a entonação natural da língua. Isso ajuda a se acostumar com diferentes sotaques e ritmos da fala.

melhorar a compreensão em inglês

6 | Melhorar a compreensão em inglês exige o desenvolvimento de vocabulários e expressões idiomáticas

Para expandir com qualidade a aprendizagem do inglês, conhecer expressões e vocabulários é fundamental. Por isso, não se esqueça de incluir em seus estudos um tempo para se dedicar a situações do cotidiano que podem exigir um conhecimento mais específico.

Saiba mais | Tipos de intercâmbio

7 | Invista em materiais multidisciplinares

Por último, a exposição a materiais autênticos no idioma original é importante para uma compreensão auditiva do idioma na vida real. Isso porque eles permitem uma maior proximidade com situações do cotidiano.

Sendo assim, dê preferência a cursos como o Professor Kenny, que investe no inglês online com falantes nativos. Dessa forma, você não corre o risco de aprender com sotaques complexos ou falas equivocadas.

Quer melhorar a compreensão em inglês? Destrave o idioma com o professor Kenny!

Após conferir tudo sobre como melhorar a compreensão em inglês, que tal investir no idioma e tornar a aprendizagem fora do país muito mais dinâmica?

Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!