Tipos de intercâmbio: quais são, como fazê-los e dicas para escolher a melhor opção para você!

compartilhe

tipos de intercâmbio

Os diferentes tipos de intercâmbio costumam confundir as pessoas que buscam uma alternativa de estudo, aprendizado ou trabalho fora do Brasil. Além disso, eles possuem regras e especificidades distintas, a depender do local escolhido e o motivo de realização.

Por isso, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo para quem está realizando um curso de inglês e quer decidir qual dos tipos de intercâmbio é mais adequado a fazer. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um intercâmbio?

Antes de conhecer sobre os tipos de intercâmbio disponíveis, vamos relembrar o que significa a modalidade. De modo geral, o intercâmbio é quando alguém opta por embarcar em uma aventura em um país estrangeiro, seja para estudar, trabalhar ou simplesmente explorar uma nova cultura. Sendo assim, ele é uma oportunidade única de mergulhar em um novo idioma, conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e expandir os horizontes.

Durante um intercâmbio, você terá a chance de vivenciar o dia a dia de outra cultura, experimentar comidas típicas, visitar lugares históricos e criar memórias que durarão para sempre. Além disso, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, seja através de aulas formais ou da imersão no idioma local.

Mas não se engane, um intercâmbio não é apenas diversão e aventura. Isso porque ele também é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Afinal, você aprenderá a se adaptar a novas situações, a lidar com desafios e a desenvolver habilidades de comunicação e resiliência.

Principais tipos de intercâmbio

A depender do objetivo durante a estadia em outro país, os tipos de intercâmbio podem ser:

Intercâmbio acadêmico

É um dos tipos de intercâmbio com foco para estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos em uma instituição de ensino estrangeira. Em resumo, você pode escolher cursar disciplinas específicas, obter um diploma completo ou até mesmo fazer um programa de pós-graduação.

De modo geral, ele é uma ótima oportunidade para expandir seus horizontes acadêmicos, conhecer novas metodologias de ensino e fazer networking com estudantes de diferentes partes do mundo.

Leia também | Como escolher o melhor curso de inglês online

Intercâmbio de idiomas

Se o seu objetivo principal é aprimorar suas habilidades linguísticas, o intercâmbio de idiomas é uma excelente opção. Nele, você terá a oportunidade de estudar em uma escola de idiomas no exterior, participar de atividades culturais e praticar o idioma em situações reais do dia a dia. Sendo assim, é um dos tipos de intercâmbio que se mostram eficazes para ganhar fluência e confiança na língua estrangeira.

Intercâmbio de trabalho

Por sua vez, se você deseja adquirir experiência profissional internacional, o intercâmbio de trabalho pode ser a escolha certa. Nesse tipo de intercâmbio, você terá a oportunidade de trabalhar em uma empresa estrangeira, geralmente em áreas como turismo, hotelaria, gastronomia, entre outras. Além de ganhar experiência prática, você também terá a chance de vivenciar a cultura local e expandir sua rede de contatos profissionais.

Leia também | Entrevista de emprego em inglês

Intercâmbio cultural

Por fim, temos entre os tipos de intercâmbio uma opção voltada para aqueles que desejam mergulhar completamente em uma nova cultura. Você pode optar por viver com uma família local, participar de atividades culturais e explorar os costumes e tradições do país. É uma oportunidade única de vivenciar o dia a dia de outra cultura, ampliar sua visão de mundo e desenvolver uma maior compreensão intercultural.

Leia também | O que é au pair

É necessário saber inglês antes de embarcar em um intercâmbio?

Em alguns casos, sim. Por exemplo, muitos tipos de intercâmbio, seja profissional ou acadêmico, costumam exigir a fluência do idioma para que ele possa acontecer. Isso porque, tanto as aulas quanto alguns espaços corporativos, podem ter uma comunicação exclusiva em outra língua.

Além disso, embora seja possível aprender inglês durante o intercâmbio, ter uma base sólida antes de embarcar ajudará a tornar sua experiência mais proveitosa e agradável.

No entanto, mesmo que você não tenha conhecimento prévio do idioma, não se preocupe! Existem escolas de idiomas e programas de estudo no exterior que oferecem aulas de inglês para estudantes estrangeiros. Por exemplo, aqui no Kenny Idiomas, você pode fazer seu  curso de inglês online, de qualquer lugar do mundo e de modo simples e eficiente!

tipos de intercâmbio

Todos os tipos de intercâmbio se tornam melhores quando você estuda com o Kenny Idiomas!

Após aprender como os tipos de intercâmbio e como o aprendizado do inglês pode potencializar o aprendizado durante eles, que tal conhecer a Kenny Idiomas e aprender a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos.

Então, não perca tempo, comece a aprimorar suas habilidades no inglês e conquiste o mundo a partir do conforto do seu lar! E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com a Kenny Idiomas!Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!