Inglês para iniciantes: 15 dicas para aprender o idioma de modo eficiente

compartilhe

Quando pensamos em inglês para iniciantes, é comum que os diferentes graus de aprendizado e conhecimento sobre a língua, gere dúvida em que a estuda. Afinal, em qual escala você se encontra e como classificá-la, em comparação a outras pessoas?

Além disso, como o aprendizado de idiomas na escola, ou mesmo os métodos utilizados em um curso de inglês podem sofrer variações significativas, é normal a dúvida sobre a questão.

Mas não se preocupe. Para esclarecer estes pontos e trazer dicas práticas de inglês para iniciantes, a Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que seria inglês para iniciantes?

Mesmo sem uma definição única, podemos dizer que quando falamos sobre inglês para iniciantes, isso indica um curso ou programa de estudos com foco em quem começa a aprender a língua inglesa.

Ou seja, nessa fase, os  conteúdos irão abordar os conceitos básicos do idioma. Por exemplo, o alfabeto, vocabulário básico, expressões cotidianas, formas verbais simples e estruturas gramaticais fundamentais

De modo geral, o objetivo no inglês para iniciantes é proporcionar aos estudantes uma base sólida para que possam se comunicar de maneira básica em situações simples do dia a dia. Além disso, é importante praticar a compreensão auditiva e a pronúncia correta das palavras. O inglês para iniciantes pode ser oferecido em diversas modalidades, como aulas presenciais, cursos online, aplicativos de ensino de idiomas, entre outros.

Proficiências do inglês: quais são os níveis?

Antes de trazer dicas sobre como aproveitar ao máximo o inglês para iniciantes, é importante conhecer os diferentes níveis de conhecimento que o aprendizado do idioma pode classificar. Para isso, iremos considerar a escala mais comum no mundo, que é o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Continue a leitura e entenda como ele classifica cada nível do idioma.

1 |Inglês para Iniciantes (A1)

Primeiramente, no nível iniciante, os estudantes têm um conhecimento muito básico da língua inglesa. Sendo assim, eles são capazes de compreender e usar expressões e frases simples em situações cotidianas.

Em resumo, é possível que elas consigam apresentar-se, fazer perguntas e responder a perguntas sobre informações pessoais básicas, como nome, nacionalidade, idade, profissão, local de residência, entre outros.

2 | Básico (A2)

Por sua vez, no nível básico, os estudantes conseguem se comunicar em situações simples e rotineiras. Em outras palavras, eles podem falar sobre si mesmos, pedir e dar informações pessoais. Por exemplo, direções, horários, preços e realizar transações básicas, como fazer compras em uma loja ou pedir comida em um restaurante.

3 | Intermediário (B1)

Em seguida, temos o nível onde os estudantes têm um conhecimento mais amplo do idioma. Isso porque eles se mostram capazes de se expressar em uma variedade de tópicos do dia a dia.

Por isso, diferente do inglês para iniciantes ou do básico, eles podem participar de conversas básicas, descrever experiências passadas ou fazer planos para o futuro. Além disso, conseguem dar conselhos simples, escrever textos simples e entender o essencial de artigos ou conversas mais longas.

4 | Intermediário avançado (B2)

No nível intermediário avançado, os estudantes têm uma compreensão mais ampla da língua inglesa. Dessa forma, eles já conseguem se comunicar com eficácia em várias situações, tanto oralmente quanto por escrito. 

Por esse motivo, podem participar de discussões sobre tópicos diversos, entender textos mais complexos, expressar opiniões e escrever ensaios ou relatórios mais elaborados.

5. Avançado (C1)

No nível avançado, as pessoas têm um domínio mais sólido da língua inglesa. Ou seja, isso indica que do inglês para iniciantes até aqui, o conhecimento se ampliou e permite, por exemplo, participar de discussões complexas.

Além disso, os estudantes já são capazes de entender textos mais acadêmicos e se expressar de forma clara tanto na escrita quanto na fala. Sendo assim, não há qualquer dificuldade na argumentação ou compreensão de nuances e diferentes estilos de inglês.

6. Fluente (C2)

Por último, a jornada que se iniciou no inglês para iniciantes chega à fluência. Em resumo, os indivíduos têm uma habilidade próxima à de um falante nativo. Neste caso, o vocabulário é vasto e são capazes de lidar com textos complexos, como obras literárias e textos acadêmicos avançados.

Leia também | Curso de espanhol online

Do inglês para iniciantes até a fluência no idioma: 15 dicas práticas

Até aqui, observamos claramente que a distância entre o inglês para iniciantes e o domínio completo da língua não é tão curta. Ou seja, quem já viu soluções milagrosas de aprendizado ou promessas de aprender inglês em pouco tempo, entendeu que ir de um ponto ao outro exige dedicação, engajamento e, claro, paciência.

Contudo, para quem ainda não sabe como começar sua jornada, elencamos a seguir 15 dicas que irão contribuir para que você invista no inglês para iniciantes e alcance outros níveis.

1 | Aprenda o básico da pronúncia

A primeira dica é considerar que o inglês para iniciantes é a  melhor forma de você se envolver com a pronúncia da língua. Ou seja, este é o momento de entender os sons das letras em inglês e praticar repetindo palavras e frases em voz alta. Com o tempo, você se tornará mais fluente na pronúncia correta das palavras.

2 | Conheça o alfabeto

O alfabeto em inglês é composto por 26 letras. Por isso, é importante dominar o alfabeto para melhorar suas habilidades de leitura e escrita.

Ao investir no inglês para iniciantes, você irá se familiarizar com cada letra e aprender sobre suas características.

3 | Abrace a prática diária no inglês para iniciantes

Se você não teve a sorte de aprender outro idioma fora do Brasil, o ideal é deixar que o inglês faça parte do seu cotidiano. Sendo assim, assista a filmes, séries e vídeos em inglês para melhorar sua compreensão auditiva.

Outra forma de inseri-lo no dia a dia é ouvir músicas em inglês e tentar entender as letras. Também leia livros, revistas ou artigos em inglês para expandir seu vocabulário. Além disso, tente se expressar em inglês no seu dia a dia.

4 | Aprenda vocabulário básico

Comece com palavras e frases comuns do cotidiano. Por exemplo, cumprimentos, números, dias da semana, meses do ano, objetos e atividades diárias. Anote as palavras, crie flashcards para memorização e pratique usá-las em situações reais.

5 | Domine os pronomes pessoais

Os pronomes pessoais, como “I” (eu), “you” (você), “he” (ele), “she” (ela) e “it” (ele/ela), são essenciais para a construção de frases em inglês. Sendo assim, dedique um tempo maior em compreender as diferenças e saber quando usá-los corretamente nas frases.

6 | Inglês para iniciantes e o aprendizado dos números

Familiarize-se com os números em inglês para poder contar, dizer a hora, lidar com valores monetários, entre outros. Pratique dizendo os números em voz alta e utilize-os em diferentes contextos para melhorar sua habilidade numérica.

7 | Estude verbos regulares e irregulares

A próxima dica diz respeito em conseguir distinguir entre os verbos regulares (que seguem um padrão de conjugação) e os irregulares (que têm formas diferentes). Para isso, aprenda os verbos mais comuns e suas conjugações, tanto regulares como irregulares, e pratique usá-los em tempos verbais simples, como presente e passado.

8 | Pratique a construção de frases simples

A construção de frases básicas está no inglês para iniciantes e se amplia nas etapas posteriores. Em resumo, é primordial aprender a estrutura sujeito + verbo + complemento. Então, comece a prática criando suas próprias sentenças simples.

9 | Use materiais de aprendizado adequados

Utilize livros didáticos, aplicativos e sites confiáveis que sejam adequados para estudantes iniciantes de inglês. Esses recursos fornecerão uma base sólida para o seu aprendizado, com exercícios, explicações e atividades práticas.

Aqui na Kenny Idiomas, você tem os recursos mais incríveis, com aulas interativas e que podem ser feitas até mesmo via aplicativo para smartphones com iOS ou Android.

10 | Ouça e repita

Uma excelente maneira de aumentar sua compreensão auditiva e melhorar sua pronúncia é ouvindo áudios e repetindo palavras e frases em voz alta. Então, deixe a timidez de lado e procure recursos de áudio que apresentem palavras ou diálogos em inglês e repita-os.

11 | Assista a vídeos com legendas em inglês

Se filmes e séries ainda soam complexas para a compreensão do inglês, que tal buscar vídeos curtos e simples com legendas em inglês? Dessa forma, você começa a associar palavras aos seus significados e a familiarizar-se com a pronúncia e expressões usadas na língua.

12 | Encontre um parceiro de conversação

O inglês para iniciantes pode ser muito mais divertido e eficiente se você tiver alguém para estudar com você. Então, procure amigos com quem você possa praticar a conversação em inglês. Dessa forma, ambos poderão treinar e melhorar o idioma juntos.

13 | Mantenha um diário em inglês

Escrever regularmente em um diário em inglês ajuda a melhorar sua escrita e a expressar seus pensamentos em inglês. E ainda que você opte por escrevê-lo no ambiente digital, a dica é a mesma.

Além disso, o hábito de produzir conteúdo em outra língua, ajuda na memorização e aprendizado, principalmente para quem está na prática do inglês para iniciantes.

14 | Faça aulas online

Considere fazer aulas de inglês online com um professor ou tutor especializado. Isso porque eles fornecerão orientação personalizada, correção de erros e oportunidades de prática focadas em suas necessidades específicas de aprendizado.

Na Kenny Idiomas, por exemplo, você tem acesso a um conteúdo com elaboração de um professor canadense com expertise no ensino. Ou seja, isso irá contribuir para que você aprenda mais, melhor e em menor tempo.

15 | Inglês para iniciantes exige paciência e persistência

Por último, lembre-se que aprender um novo idioma requer tempo e esforço. Por isso, seja paciente consigo mesmo e persista no estudo diário.

O ideal é se concentrar em seus objetivos de aprendizado e ter regularidade nos estudos. Dessa forma, você verá progresso ao longo do tempo.

Do inglês para iniciantes ao aprendizado mais avançado: a Kenny Idiomas é a melhor opção!

Agora que você entendeu tudo que envolve o inglês para iniciantes e anotou nossas dicas de como começar seus estudos, você precisa conhecer a Kenny Idiomas. Aqui, você irá aprender em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com a Kenny Idiomas! Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!