Intercâmbio de férias: o que saber antes de partir para um!

compartilhe

intercâmbio de férias

Quem já pensou em realizar um intercâmbio de férias sabe que este é o sonho de muita gente. Principalmente quando a pessoa já investe em um curso de inglês ou pretende conhecer mais sobre o idioma.

Além disso, ele é uma oportunidade incrível para uma imersão na língua estrangeira ou mesmo aprofundar na cultura de outros países.

Por isso, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo para te orientar sobre o que saber antes de fazer um intercâmbio de férias e como extrair o máximo dele. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um intercâmbio de férias?

Um intercâmbio de férias é um tipo de programa que permite a estudantes ou jovens viajar para outro país durante suas férias escolares.  Geralmente, eles possuem duração de um mês e foco em situações como: aprender um idioma, imergir na cultura local e fazer amigos de diferentes nacionalidades.

Sendo assim, esse tipo de programa existe para ser uma experiência internacional que vai além do turismo, incluindo aulas de idiomas ou interesses específicos, atividades culturais, esportivas e recreativas.

Saiba mais | Tipos de intercâmbio

intercâmbio de férias

Como organizar seu intercâmbio de férias

Antes, durante e depois, um intercâmbio de férias exige alguns cuidados para que você não tenha surpresas desagradáveis ou gastos desnecessários. Por isso, separamos algumas dicas essenciais que irão te ajudar em todo o processo. Continue a leitura.

Aqui estão 4 dicas essenciais a considerar para quem vai fazer um intercâmbio de férias:

1 | Planeje com antecedência

Primeiramente, é fundamental planejar o intercâmbio de férias com antecedência. Para isso, considere a escolha do destino, o tipo de programa, a duração e o orçamento. Afinal, isso ajudará a evitar problemas e a garantir que a experiência seja o mais prazerosa possível.

Saiba também | A importância da imersão cultural

2 | Escolha um destino que atenda às suas necessidades

O destino escolhido deve atender às suas necessidades e preferências. Por exemplo, se você é um estudante de inglês, o Canadá ou os EUA podem ser ótimos destinos. Se você é um amante da cultura, Malta pode ser uma boa opção.

3 | Aprenda a lidar com a cultura local durante o intercâmbio de férias

O intercâmbio é uma oportunidade para imergir na cultura local e aprender a lidar com as diferenças culturais. Ou seja, isso inclui aprender a linguagem local, respeitar as tradições e costumes, e ser flexível e aberto às novas experiências.

Leia também | Férias de verão na Europa

intercâmbio de férias

4 | Escolha um programa adequado

Certifique-se de escolher um programa de intercâmbio de férias que atenda às suas necessidades e interesses. Em resumo, é essencial avaliar detalhes sobre o curso, a instituição de ensino e tudo que envolve a aprendizagem durante o período.

5 | Prepare-se culturalmente

Antes de embarcar para o intercâmbio de férias, é importante se preparar culturalmente. Para isso, invista na pesquisa sobre a cultura, costumes e tradições do país de destino. Dessa forma, você minimiza o choque cultural e pode se adaptar mais facilmente ao novo ambiente.

Veja também | Músicas em inglês com erros gramaticais

6 | Mantenha-se seguro

Priorize a segurança durante o intercâmbio de férias. Em outras palavras, esteja atento às orientações locais, evite áreas perigosas, mantenha contato com a família e amigos, e tenha sempre os contatos de emergência e documentos importantes à mão.

Além disso, confira se o país de destino exige a contratação de um seguro viagem e mesmo quando ele não for obrigatório, não abra mão de ter um apólice. Afinal, isso irá resguardá-lo para imprevistos ou emergências em um local estranho.

Saiba também | Férias de verão nos EUA

7 | Gaste com sabedoria

Por último, lembre-se de que o orçamento é fundamental para um intercâmbio de férias. Então é importante gastar com sabedoria, considerando os custos de passagem aérea, hospedagem e alimentação, além de outras despesas.

Além disso, é recomendável ter um plano de segurança financeira para garantir que sua viagem não tenha gastos extras por falta de planejamento.

Dica extra: aposte em um curso de inglês online durante o intercâmbio de férias!

Muita gente esquece que em cursos como o do Professor Kenny, você pode estudar de onde estiver, seja pelo computador, tablet ou celular. Isso significa aproveitar tudo que o intercâmbio de férias pode oferecer sem abrir mão do aprendizado do idioma.

E o melhor é que você pode escolher os horários de estudo e criar o seu próprio ritmo, através de uma plataforma dinâmica e com recursos criativos que podem, por exemplo, ter aplicação direta no seu dia a dia fora do país.

Para saber mais, aproveite e visite o canal do Youtube do Professor Kenny e confira um pouco do que você vai encontrar em nosso curso!

Vai fazer um intercâmbio de férias? Destrave o idioma com o professor Kenny”

Após conferir tudo sobre como se preparar para um intercâmbio de férias, que tal investir no idioma e tornar a aprendizagem fora do país muito mais dinâmica?

Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!