O que são férias de verão na Europa e quando elas ocorrem

compartilhe

férias de verão na Europa

As férias de verão na Europa, de modo similar ao que acontece nos Estados Unidos e outras regiões do Hemisfério Norte, possuem durações específicas. Ou seja, ao contrário do que ocorre no Brasil, elas contam com intervalos letivos que iniciam o ano apenas no mês de setembro.

Compreender como elas estão incluídas no calendário destes países é importante, principalmente para quem pretende fazer um curso de inglês ou mesmo um intercâmbio durante elas.

Por isso, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo que vai explicar tudo sobre as férias de verão na Europa e como aproveitá-las para uma experiência mais completa na aprendizagem do idioma. Confira conosco e boa leitura!

Como é o ano letivo nos principais países da Europa?

Na maior parte dos países europeus – principalmente nos que têm a língua inglesa como idioma oficial – as aulas se iniciam em setembro. Além disso, o final do ano letivo acontece entre o final do mês de maio e o começo do mês de julho. Ou seja, o período total abrange entre 170 a 190 dias.

Além das características únicas das férias de verão na Europa, alguns países possuem cargas de horário letivo diferentes. O que gera, de acordo com cada um deles, intervalos e períodos de descanso correspondentes ao tempo de aula.

férias de verão na Europa

Como são as férias de verão na Europa: principais países

De modo geral, as férias de verão na Europa duram entre 6 e 15 semanas. Por exemplo, no Reino Unido, os estudantes possuem ao todo 3 intervalos das aulas, divididos da seguinte forma:

Summer holiday | É a pausa maior, conhecida como férias de verão. Ou seja, trata-se do período de descanso entre a ida de uma etapa escolar ou universitária para a seguinte;

Half term | Corresponde a uma pausa de uma semana após as primeiras semanas do ano escolar e ao final do ano letivo, em data próxima à primavera;

Christmas holiday e Easter holiday | Como os próprios nomes indicam, se relacionam à celebração do Natal e se estende, ao todo, por duas semanas, até a data posterior ao Ano Novo. No segundo caso, o mesmo vale para a Páscoa.

Saiba também | A importância da imersão cultural

Férias escolares na Alemanha

Por sua vez, quando o assunto são férias de verão na Europa, a Alemanha possui datas distintas em seus 16 estados federativos. Isso porque, ela permite a flexibilização do calendário conforme regras de cada ente federal.

Contudo, a maior parte das localidades ofertam as férias letivas entre meados de junho e elas vão até o final de julho em um ano e, no seguinte, entre julho e setembro. Dessa forma, o início dos anos letivos pode variar entre agosto e setembro, de modo alternado.

Férias na Irlanda

Já na Irlanda, o principal período de férias ocorre por 4 meses consecutivos. Isso porque ele se inicia no primeiro dia de junho e vai até o último dia de setembro. Além deles, no final de dezembro até a primeira quinzena de janeiro do ano seguinte há uma nova pausa.

Outros países europeus

Em Portugal, Espanha e Itália, as férias de verão possuem períodos similares aos do Brasil. Em resumo, as aulas começam em fevereiro e contam com intervalos maiores no Carnaval e Natal. Porém, as férias oficiais e de maior duração levam em torno de 2 meses, durante os meses de julho e agosto. Após isso, os alunos retornam para a continuidade dos estudos.

Cursos de verão na Europa

Durante o período de férias de verão na Europa, várias universidades oferecem atividades extracurriculares. Na prática, o objetivo pode ser para que os alunos adiantem os estudos para se formarem mais cedo, façam aulas de recuperação ou mesmo intensivos específicos.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Os cursos presenciais da Universidade de Oxford, na Inglaterra, com durações que podem ir de um único dia a meses;
  • As atividades da Universidade de Sorbonne, na França, com disciplinas sobre línguas estrangeiras, comunicação social, ciências humanas aplicadas e outras;
  • Universidade de Cambridge, também na Inglaterra, com diversos conteúdos de aprendizagem por extensão. Porém, ela exige proficiência em inglês para todos os interessados.

Veja também | Músicas em inglês com erros gramaticais

férias de verão na Europa

5 dicas para escolher o melhor curso de férias de verão nos Europa

Para terminar, separamos algumas orientações importantes para quem está pensando em realizar um curso de férias na Europa durante o verão. Atente-se a elas para escolher o melhor curso e aproveitar ao máximo o período.

1. Escolha o curso de acordo com seu objetivo

Primeiramente, é importante ter um objetivo em mente. Se você quer melhorar seu inglês, por exemplo, procure por cursos de inglês especializados. Ou seja, se você está interessado em negócios, procure por cursos que abordem esse assunto. 

2. Verifique a duração do curso

Os cursos de férias na Europa podem variar em duração, desde sessões de 2 semanas até 3 semanas ou mais. Se você tiver apenas um mês de férias, por exemplo, pode ser melhor optar por um curso de 3 semanas do que por um curso de 4 semanas.

3. Considere a localização ao decidir por um curso de férias de verão na Europa

A Europa é grande e diversa, e cada região tem sua própria cultura e atrações turísticas. Por isso, avaliar e comparar as diferentes opções é essencial para uma aprendizagem adequada. Além disso, alguns cursos também oferecem atividades turísticas e culturais..

4. Verifique o custo do curso

Os cursos de férias na Europa podem variar muito em custo, dependendo da duração, localização e assunto do curso. Então atente-se, além do custo do curso,  ao custo de vida na região onde o curso será realizado, como hospedagem, alimentação e transporte.

5. Verifique os requisitos do curso

Por último, certifique-se que você cumpra as exigências do curso. Por exemplo, um determinado nível de inglês ou uma certa idade mínima. A verificação antecipada evita que haja problemas posteriores. Lembre-se que, em portais como o Kenny Idiomas, é possível até mesmo aprender inglês pelo celular, de onde você estiver.

Veja também | Maiores vencedores do Oscar

Vai fazer um curso de férias de verão na europa? Destrave o idioma com o professor Kenny”

Após conferir tudo sobre as férias de verão na Europa, que tal investir no idioma e tornar a aprendizagem fora do país muito mais dinâmica?

Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!