10 curiosidades do inglês irlandês que você precisa conhecer

compartilhe

inglês irlandês

O inglês irlandês possui algumas características bem interessantes quando o comparamos com o idioma, por exemplo, dos Estados Unidos ou Inglaterra. Afinal, o país possui uma cultura e história bastante sólida e isso também se reflete na língua.

E mesmo que não seja o principal foco para quem pretende fazer ou já está matriculado em um curso de inglês, é bem interessante conhecer algumas destas características.

Além disso, a Irlanda é bastante famosa por causa de artistas como o U2, Hozier, Damien Rice e Enya. E também figura entre os 5 países mais procurados para os diversos tipos de intercâmbio por brasileiros.

Sendo assim, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo sobre as principais curiosidades que envolvem o inglês irlandês. Confira conosco e boa leitura!

A história do inglês irlandês

O inglês irlandês, como conhecemos hoje, tem raízes na colonização inglesa que começou em meados do Século 18. Entretanto, ao contrário do que ocorreu em outras ocasiões que envolveram o envolvimento de dois povos, a adoção do idioma acontece de modo gradual e sem imposição dos ingleses.

Em resumo, os monarcas dos Tudors eram os governantes da Irlanda neste período e, por serem de origem inglesa, passaram a usar o idioma em repartições do governo e outros órgãos administrativos. A partir disso, a língua oficial do país – o gaélico – ficou restrito às zonas rurais e às pessoas que não tinham relação direta com a monarquia.

Com isso, ao longo dos anos, o país começou a falar o inglês irlandês, que na verdade se adaptou com algumas expressões do idioma principal. Porém, nos dias de hoje, ele é uma das línguas oficiais da Irlanda ao ponto de ter seu ensino recorrente até nas escolas.

10 curiosidades sobre o inglês irlandês

1 | O inglês irlandês é falado por quase todos os irlandeses

A primeira curiosidade sobre o inglês irlandês é que ele alcança 98% da população de lá. Ou seja, mais de 1,5 milhão de pessoas dominam o idioma e o têm como língua oficial. Por outro lado, apenas 2% da população mantém o gaélico como primeiro idioma. Apenas por comparação, esse número era 40 vezes maior no início do Século 18.

2 | Muito sabem o gaélico, mas a maioria opta pelo inglês irlandês

Segundo o censo da Irlanda de 2019, apurou-se que 4 a cada 10 pessoas na Irlanda conseguem se comunicar através do gaélico. Contudo, a mesma porcentagem de habitantes o utilizam na maior parte do dia.

Em resumo, o inglês irlandês possui um alcance muito maior e sua utilização é mais presente na vida da Irlanda.

Leia também | Entrevista de emprego em inglês

3 | Sotaques regionais é bastante presente na Irlanda

Assim como acontece em todos os países do mundo, as regiões da Irlanda possuem diferenças nos sotaques, a depender de onde a língua é falada. De modo geral, as principais características do inglês irlandês regional são:

Costa Leste | É onde está Dublin e o sotaque costuma eliminar a letra R no final das palavras. Além disso, os pares de vogais se pronunciam como fosse um ditongo;

Sudoeste | Condados como Cork e Mayo possuem uma pronúncia bem próxima do gaélico. De modo geral, é um sotaque mais musical e carregado, similar ao que acontece nas regiões centrais dos Estados Unidos;

Irlanda do Norte | Aqui é onde o escocês influencia diretamente o inglês irlandês. Ou seja, há um misto de expressões e vocábulos que foram adaptados pela região;

Donegal | Os irlandeses afirmam que é onde há o sotaque mais charmoso do país. Contudo, para quem não está habituado com o inglês irlandês, costuma ser o mais difícil de compreender;

Limerick | Por último, merece menção a região centro-oeste, com uma entonação mais nasal e aguda.

 inglês irlandês

4 | Gírias e expressões do inglês irlandês

Assim como acontece com qualquer idioma no mundo, o inglês da Irlanda é cheio de expressões idiomáticas e algumas gírias pouco familiares para o idioma tradicional. Por exemplo, o termo “black stuff” para indicar a bebida favorita, “bang on” para dizer que alguém é perfeito, “craic” para pontuar um momento adequado ou “crack on”, para indicar o ato de sair ou continuar.

Conheça aqui | Mercado de trabalho para quem fala inglês

5 | Vocábulos pouco usuais no inglês dos EUA ou Inglaterra

Da mesma forma que acontece com as gírias e expressões, o inglês irlandês possui vocábulos próprios do idioma. Abaixo, relacionamos alguns mais comuns. Continue a leitura!

After | É uma despedida tradicional, com a mesma função do “See you later” (Até mais tarde);

Bells | Em inglês, significa sinos. Contudo, os irlandeses utilizam a palavra junto aos números para indicar horas. Ou seja, ao invés de dizerem “it’s 10 o’clock” eles dizem apenas “10 bells”;

Divil the bit” | É a expressão usada para responder que nada está acontecendo. Geralmente se usa para responder perguntas como: “What’s happening?”, quando no inglês tradicional a palavra costuma ser “nothing” (nada);

Your man | É o termo usado quando se fala de alguém mas não quer citar seu nome, sendo essa pessoa conhecida ou não. Porém, no caso de ser uma mulher, a expressão muda para “Your one”.

6 | Yes e no fora do inglês irlandês

Ainda que eles entendam o significado de yes e no, no inglês da Irlanda as respostas costumam vir com a repetição do verbo da pergunta. Por exemplo:

  • Can you drive? (Você dirige?). I can.
  • Will you help us? (Poderia nos ajudar?). I will.

7 | Tempo e distância no singular nas conversas informais

Dentro do dia a dia e dos assuntos triviais, o inglês irlandês costuma deixar tudo no singular. Por exemplo, ten mile (dez milhas), five time (cinco vezes), four year (quatro anos) ou seven kilometre (sete quilômetros).

8 | O som do “th”

A pronúncia do TH no inglês irlandês é T ou D. Portanto, “three” se diz igual a “tree”, “that” se pronuncia como “dat”, e assim por diante.

Saiba também | Endereços em inglês

9 | O inglês irlandês pode ser chamado apenas de irlandês

Quando dizemos inglês irlandês, de modo geral, é apenas para pontuar que a língua que deu origem ao idioma é o mesmo inglês que conhecemos em outras partes do mundo. Contudo, é possível falar apenas irlandês, uma vez que a língua está para o país de modo similar ao nosso português e ao de Portugal. Em outras palavras, mesmo sendo idiomas próximos, ele já é vivo dentro de uma cultura e possui adaptabilidade única.

10 | A invenção de uma nova conjugação verbal

Por fim, merece destaque que o inglês irlandês criou uma conjugação verbal não usual em outros países que falam o idioma. Neste caso, é o “amn’t”. Por exemplo, ao invés de dizerem “I’m not scottish”, eles dizem “I amn’t scottish”.

Além disso, eles também suprimem a preposição “to”, indo direto ao verbo. Dessa forma, dizem “She hasn’t returned to my house yet” (ela ainda não retornou à minha casa), eles dizem “She hasn’t returned my house yet”.

Aprendeu curiosidades sobre o inglês irlandês? Faça o melhor curso de inglês com o Kenny Idiomas!

Após conhecer mais a respeito do inglês irlandês, que tal aprender sobre o idioma mais requisitado para intercâmbios, carreiras internacionais e muito mais! Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

férias de verão na Irlanda

Como são as férias de verão na Irlanda

As férias de verão na Irlanda, similar ao que ocorre nas férias de verão nos EUA, contam com oportunidades incríveis para quem deseja estudar ou curtir o período quente do

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!