O inglês irlandês possui algumas características bem interessantes quando o comparamos com o idioma, por exemplo, dos Estados Unidos ou Inglaterra. Afinal, o país possui uma cultura e história bastante sólida e isso também se reflete na língua.
E mesmo que não seja o principal foco para quem pretende fazer ou já está matriculado em um curso de inglês, é bem interessante conhecer algumas destas características.
Além disso, a Irlanda é bastante famosa por causa de artistas como o U2, Hozier, Damien Rice e Enya. E também figura entre os 5 países mais procurados para os diversos tipos de intercâmbio por brasileiros.
Sendo assim, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo sobre as principais curiosidades que envolvem o inglês irlandês. Confira conosco e boa leitura!
A história do inglês irlandês
O inglês irlandês, como conhecemos hoje, tem raízes na colonização inglesa que começou em meados do Século 18. Entretanto, ao contrário do que ocorreu em outras ocasiões que envolveram o envolvimento de dois povos, a adoção do idioma acontece de modo gradual e sem imposição dos ingleses.
Em resumo, os monarcas dos Tudors eram os governantes da Irlanda neste período e, por serem de origem inglesa, passaram a usar o idioma em repartições do governo e outros órgãos administrativos. A partir disso, a língua oficial do país – o gaélico – ficou restrito às zonas rurais e às pessoas que não tinham relação direta com a monarquia.
Com isso, ao longo dos anos, o país começou a falar o inglês irlandês, que na verdade se adaptou com algumas expressões do idioma principal. Porém, nos dias de hoje, ele é uma das línguas oficiais da Irlanda ao ponto de ter seu ensino recorrente até nas escolas.
10 curiosidades sobre o inglês irlandês
1 | O inglês irlandês é falado por quase todos os irlandeses
A primeira curiosidade sobre o inglês irlandês é que ele alcança 98% da população de lá. Ou seja, mais de 1,5 milhão de pessoas dominam o idioma e o têm como língua oficial. Por outro lado, apenas 2% da população mantém o gaélico como primeiro idioma. Apenas por comparação, esse número era 40 vezes maior no início do Século 18.
2 | Muito sabem o gaélico, mas a maioria opta pelo inglês irlandês
Segundo o censo da Irlanda de 2019, apurou-se que 4 a cada 10 pessoas na Irlanda conseguem se comunicar através do gaélico. Contudo, a mesma porcentagem de habitantes o utilizam na maior parte do dia.
Em resumo, o inglês irlandês possui um alcance muito maior e sua utilização é mais presente na vida da Irlanda.
Leia também | Entrevista de emprego em inglês
3 | Sotaques regionais é bastante presente na Irlanda
Assim como acontece em todos os países do mundo, as regiões da Irlanda possuem diferenças nos sotaques, a depender de onde a língua é falada. De modo geral, as principais características do inglês irlandês regional são:
Costa Leste | É onde está Dublin e o sotaque costuma eliminar a letra R no final das palavras. Além disso, os pares de vogais se pronunciam como fosse um ditongo;
Sudoeste | Condados como Cork e Mayo possuem uma pronúncia bem próxima do gaélico. De modo geral, é um sotaque mais musical e carregado, similar ao que acontece nas regiões centrais dos Estados Unidos;
Irlanda do Norte | Aqui é onde o escocês influencia diretamente o inglês irlandês. Ou seja, há um misto de expressões e vocábulos que foram adaptados pela região;
Donegal | Os irlandeses afirmam que é onde há o sotaque mais charmoso do país. Contudo, para quem não está habituado com o inglês irlandês, costuma ser o mais difícil de compreender;
Limerick | Por último, merece menção a região centro-oeste, com uma entonação mais nasal e aguda.
4 | Gírias e expressões do inglês irlandês
Assim como acontece com qualquer idioma no mundo, o inglês da Irlanda é cheio de expressões idiomáticas e algumas gírias pouco familiares para o idioma tradicional. Por exemplo, o termo “black stuff” para indicar a bebida favorita, “bang on” para dizer que alguém é perfeito, “craic” para pontuar um momento adequado ou “crack on”, para indicar o ato de sair ou continuar.
Conheça aqui | Mercado de trabalho para quem fala inglês
5 | Vocábulos pouco usuais no inglês dos EUA ou Inglaterra
Da mesma forma que acontece com as gírias e expressões, o inglês irlandês possui vocábulos próprios do idioma. Abaixo, relacionamos alguns mais comuns. Continue a leitura!
After | É uma despedida tradicional, com a mesma função do “See you later” (Até mais tarde);
Bells | Em inglês, significa sinos. Contudo, os irlandeses utilizam a palavra junto aos números para indicar horas. Ou seja, ao invés de dizerem “it’s 10 o’clock” eles dizem apenas “10 bells”;
Divil the bit” | É a expressão usada para responder que nada está acontecendo. Geralmente se usa para responder perguntas como: “What’s happening?”, quando no inglês tradicional a palavra costuma ser “nothing” (nada);
Your man | É o termo usado quando se fala de alguém mas não quer citar seu nome, sendo essa pessoa conhecida ou não. Porém, no caso de ser uma mulher, a expressão muda para “Your one”.
6 | Yes e no fora do inglês irlandês
Ainda que eles entendam o significado de yes e no, no inglês da Irlanda as respostas costumam vir com a repetição do verbo da pergunta. Por exemplo:
- Can you drive? (Você dirige?). I can.
- Will you help us? (Poderia nos ajudar?). I will.
7 | Tempo e distância no singular nas conversas informais
Dentro do dia a dia e dos assuntos triviais, o inglês irlandês costuma deixar tudo no singular. Por exemplo, ten mile (dez milhas), five time (cinco vezes), four year (quatro anos) ou seven kilometre (sete quilômetros).
8 | O som do “th”
A pronúncia do TH no inglês irlandês é T ou D. Portanto, “three” se diz igual a “tree”, “that” se pronuncia como “dat”, e assim por diante.
Saiba também | Endereços em inglês
9 | O inglês irlandês pode ser chamado apenas de irlandês
Quando dizemos inglês irlandês, de modo geral, é apenas para pontuar que a língua que deu origem ao idioma é o mesmo inglês que conhecemos em outras partes do mundo. Contudo, é possível falar apenas irlandês, uma vez que a língua está para o país de modo similar ao nosso português e ao de Portugal. Em outras palavras, mesmo sendo idiomas próximos, ele já é vivo dentro de uma cultura e possui adaptabilidade única.
10 | A invenção de uma nova conjugação verbal
Por fim, merece destaque que o inglês irlandês criou uma conjugação verbal não usual em outros países que falam o idioma. Neste caso, é o “amn’t”. Por exemplo, ao invés de dizerem “I’m not scottish”, eles dizem “I amn’t scottish”.
Além disso, eles também suprimem a preposição “to”, indo direto ao verbo. Dessa forma, dizem “She hasn’t returned to my house yet” (ela ainda não retornou à minha casa), eles dizem “She hasn’t returned my house yet”.
Aprendeu curiosidades sobre o inglês irlandês? Faça o melhor curso de inglês com o Kenny Idiomas!
Após conhecer mais a respeito do inglês irlandês, que tal aprender sobre o idioma mais requisitado para intercâmbios, carreiras internacionais e muito mais! Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.
E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.
Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!
Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!