O uso das linking words é extremamente importante para a construção de todas as frases em inglês. Afinal, eles são responsáveis por organizar a sentença e dar sentido ao que está sendo escrito ou falado.
Além disso, seu aprendizado em um curso de inglês proporciona uma estrutura coerente e fluida para a comunicação no idioma. Por isso, preparamos esse artigo exclusivo para explicar o que são linking words e como usá-los. Confira conosco e boa leitura!
Afinal, o que são linking words?
As ‘linking words’, também conhecidas como palavras de ligação ou conectores, são termos que desempenham um papel fundamental na conexão e organização de ideias em um texto ou discurso em inglês. Isso porque elas ajudam a estabelecer relações lógicas entre frases, parágrafos e ideias, proporcionando uma estrutura coerente e fluida para a comunicação escrita ou oral.
Importância do uso correto das linking words
Primeiramente, a importância das ‘linking words’ no inglês reside no fato de que elas melhoram a clareza e a compreensão do texto. Dessa forma, permitem que o leitor ou ouvinte perceba o relacionamento entre as informações apresentadas.
Além disso, as linking words ajudam a transmitir uma sequência lógica de ideias, mostrando adição, contraste, causa e efeito, exemplificação, entre outros tipos de relação.
Ao utilizar de forma adequada as ‘linking words’, é possível criar um fluxo de pensamento coeso, facilitando a leitura e dando maior ênfase aos argumentos apresentados.
A seguir, daremos exemplos comuns de linking words e frases em que elas se inserem. Continue a leitura.
Leia também | Verbos mais comuns em inglês
Principais exemplos de linking words
Em uma comparação direta com a língua portuguesa, as linking words funcionam como os nossos “e”, “ou”, além disso”, “às vezes, dentre outros conectivos. Por isso, possuem classificação similares na língua inglesa. Nos exemplos a seguir, relacionamos as mais comuns linking words.
Adição e similaridade
Para começar, temos o “and”, que é uma das linking words mais usadas em inglês e significa o nosso conectivo “e”. Alguns exemplos de seu uso:
1. I love reading books and I also enjoy watching movies. (Eu amo ler livros e também gosto de assistir filmes);
2. She is a talented singer and an excellent dancer. (Ela é uma cantora talentosa e uma excelente dançarina);
3. Tom plays THE guitar and THE piano, too. (Tom toca guitarra e piano também).
Por sua vez, outras 3 linking words muito usadas são “Also” (também), “As well as” (assim como) e “Besides” (Além disso). Em frases, eles ficaram assim:
“Also”
1. I am going to a party tonight. Can you also come? (Eu vou para a festa hoje à noite. Você também pode ir?);
2. She loves traveling, and she also enjoys hiking. (Ela adora viajar e também gosta de fazer trilhas.);
3. He is a great photographer and also a skilled painter. (Ele é um ótimo fotógrafo e também um habilidoso pintor).
“As well as”
1. Our team consists of engineers as well as designers. (Nosso time é composto por engenheiros, assim como por designers);
2. I can speak French as well as Spanish. (Eu falo francês, assim como espanhol);
3. Sam is an accomplished writer as well as a talented musician. (Sam é um escritor talentoso, assim como um músico habilidoso).
“Besides”
1. They offer free shipping on all orders, and besides, their products are of high quality. (Eles oferecem frete grátis em todos os pedidos, e além disso, seus produtos são de alta qualidade);
2. I have already finished my work, so besides, I have some free time. (Eu já terminei meu trabalho, então além disso, tenho algum tempo livre);
3. The hotel has a swimming pool, tennis court, and besides, a gym. (O hotel tem piscina, quadra de tênis e, além disso, uma academia).
Leia também | Dicas de como usar have ou has no present perfect
Linking words de alternância e exclusão
O mais comum entre os exemplos de linking words desta categoria é o “or”, que serve para apresentar uma alternativa ou escolha entre dois ou mais elementos. Por isso, ele equivale ao nosso “ou”. Veja como ele fica em frases.
1. You can choose to read a book or watch a movie. (Você pode escolher ler um livro ou assistir a um filme);
2. We can go to the beach or visit a museum. (Podemos ir à praia ou visitar um museu);
3. She can play the piano or the guitar. (Ela pode tocar piano ou violão).
Condição
Por sua vez, aqui temos o “if”, que em português significa “se” e demonstra uma condição na sentença. Por exemplo:
1. If it rains tomorrow, we will stay indoors. (Se chover amanhã, vamos ficar dentro de casa);
2. I will go to the party if I finish my work on time. (Eu irei para a festa se eu terminar meu trabalho a tempo);
3. If you study hard, you will pass the exam. (Se você estudar bastante, irá passar na prova).
Causa e explicação
Aqui temos alguns conectivos como “as” (já que), because (porque), “for” (que ou porque), “since” (desde que, uma vez que ou já que). Como o nome indica, eles têm a função de unir uma causa ao seu motivo. Por exemplo:
1. My dad left home at 4 p.m. as he wanted to be early at the party. (Meu pai saiu de casa às 16 horas, já que queria chegar cedo à festa);
2. I missed the bus because it was raining a lot! (Perdi o ônibus porque estava chovendo muito!);
3. I’m very happy with my new phone for I’ve bought it with my savings. (Estou muito feliz com meu novo telefone porque o comprei com minhas economias);
4. We should stay home since the rain is intense. (Devíamos ficar em casa já que a chuva está intensa).
Contraste
Por fim, é importante citar entre as mais comuns linking words, aquelas que indicam diferenças de ideias. Por exemplo, “but” (mas), “although” (apesar de, embora) e “however” (porém, no entanto). Veja o uso em frases:
1. She studied hard, but she didn’t pass the exam. (Ela estudou muito, mas não passou na prova);
2. Although it was raining, they decided to go for a walk. (Embora estivesse chovendo, eles decidiram dar uma volta);
3. He worked hard however, he didn’t achieve the desired results. (Ele trabalhou duro; porém, não alcançou os resultados desejados).
Estude com o Kenny Idiomas e vá mais além no inglês!
Após compreender melhor o uso e importância das linking words, que tal conhecer o Kenny Idiomas e aprender a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos.
E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.
Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!
Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!