Imperativo negativo em inglês: o que é e como usá-los nas sentenças

compartilhe

imperativo negativo em inglês

O uso do imperativo negativo em inglês costuma confundir aqueles que já investem em um curso de inglês ou pretende começar a aprender o idioma. Afinal, ele conta com regras específicas que fazem toda a diferença na construção de uma frase.

Por isso, o Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo para te explicar o que é o imperativo negativo em inglês e como usá-lo em sentenças diversas. Confira conosco e aprenda mais!

Afinal, o que é o imperativo negativo em inglês

O imperativo negativo em inglês é uma maneira de expressar ordens ou instruções negativas. Ou seja, seu uso tem o objetivo de proibir ou dar um conselho negativo. A seguir, listamos dicas importantes do seu uso e quais as melhores formas de construí-lo dentro de uma frase.

Leia também | Como melhorar a pronúncia em inglês

Construção do imperativo negativo

De modo geral, o imperativo negativo em inglês utiliza a mesma estrutura do imperativo afirmativo, contudo, com o acréscimo do termo “don’t” (do not) antes do verbo. Por exemplo:

Don’t eat that rice. (Não coma aquele arroz).

Atente-se que, ao usar o “don’t”, estamos proibindo alguém de fazer algo. No caso, de comer o arroz. Outro exemplo seria:

“Don’t be late.” (Não se atrase)

Assim como no exemplo anterior, o “don’t” dá sentido negativo à frase que o acompanha, entendeu?

Leia também | Mais ou menos em inglês

imperativo negativo em inglês

Exemplos de frases que utilizam o imperativo negativo em inglês

Após entender o contexto geral no uso do imperativo negativo em inglês, veja outras frases que se utilizam dele. Continue a leitura.

Don’t speak loudly. (Não fale alto)

Don’t forget your glass. (Não esqueça seus óculos)

Don’t watch too much TV. (Não assista TV demais)

Don’t touch that. (Não toque nisso)

Don’t drink and drive. (Não beba e dirija)

Don’t smoke here. (Não fume aqui dentro)

Don’t text while driving. (Não escreva mensagem enquanto dirige)

Don’t walk on the wet floor. (Não pise no chão molhado)

Don’t eat with your mouth open. (Não coma de boca aberta)

Don’t be rude to others. (Não seja rude com os outros)

Toda essa relação são apenas alguns exemplos de como o uso do imperativo negativo em inglês faz parte da construção de várias frases do dia a dia.

Importância do imperativo negativo

O uso correto do imperativo negativo em inglês irá te ajudar a se expressar de modo correto e, claro, evitar mal entendidos. Afinal, por se tratar de um termo que indica proibições, é importante não confundir sua utilização de modo a se indicar o oposto do que se fala ou escreve.

Por exemplo, no uso dentro do ambiente de trabalho, onde uma comunicação eficaz garante melhores resultados e evita uma opinião expressada de modo duvidoso.

Leia também | Importância da imersão cultural

Dicas práticas para o uso do imperativo negativo

Quando o uso do imperativo negativo em inglês for necessário em uma frase falada, o cuidado é ainda maior. Isso porque, por se tratar de um termo negativo, ele pode ter interpretação incorreta se seu uso estiver em um tom que não soe respeitoso ou educado.

Além disso, tome cuidado para conseguir frisá-lo dentro de sua frase, de modo que haja clareza ao que não deve ser feito pela outra pessoa.

Para isso, você pode utilizar palavras de transição, que irão tornar a comunicação mais fluida. Por exemplo, palavras como “however” (no entanto), “instead” (em vez disso) ou “nonetheless” ( no entanto), que podem facilitar a introdução do assunto e tornar sua frase menor rude.

Por fim, quando necessário, apoie-se em exemplos concretos a fim de garantir que as instruções serão recebidas de modo eficiente.

Saiba também | Aprender inglês pelo celular

Quer aprender mais? Comece agora a investir na língua com o Kenny Idiomas

Após conferir dicas para o uso do imperativo negativo em inglês , que tal investir no idioma ainda mais? Pois nós temos uma notícia incrível se  você ainda não sabe por onde começar!

Com o Kenny Idiomas você aprende a língua em uma plataforma online exclusiva e com os melhores recursos interativos. Dessa forma, terá muito mais segurança no aprendizado do idioma.

E o melhor: você pode fazer suas aulas conforme sua disponibilidade, já que a flexibilidade é total no aprendizado. Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com o Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog do Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!