Cover letter: dicas de como inserir sua fluência de idiomas e ter uma carta de apresentação incrível

compartilhe

A cover letter é um recurso similar a uma sinopse de filme ou um resumo de livro, onde se tem uma visão geral sobre determinado assunto. Contudo, muito mais do que uma exigência de estilo, saber fazê-la é fundamental para quem busca um emprego em outro país. Por exemplo, na Europa, a cover letter costuma ser obrigatório.

Além disso, é comum a dúvida de intercambistas e estudantes na hora de inserir sua fluência ou curso de inglês em uma cover letter. Por isso, a Kenny Idiomas preparou esse conteúdo exclusivo para explicar tudo sobre o assunto e te auxiliar na busca daquela vaga dos sonhos. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é cover letter?

A cover letter é exatamente o que seu nome indica, na tradução em português. Ou seja, ela trata de uma carta de apresentação que funciona como um documento importante na candidatura a vagas de emprego.

Ainda que seu uso não seja obrigatório no Brasil, em países da Europa, nos Estados Unidos ou mesmo Japão, seu uso é frequente e, por vezes, exigido pelas maiores empresas. Em outras palavras, ela não substitui o currículo, porém serve como o primeiro cartão de visitas do profissional com a instituição ou organização que oferece uma vaga.

Passo a passo para fazer uma cover letter de sucesso

A seguir, elencamos os principais tópicos que precisam constar em uma cover letter. Continue a leitura e acompanhe.

1 | Introdução

A introdução da cover letter deve ser concisa e direta. Para isso, comece mencionando a vaga em questão e a forma como você descobriu sobre a oportunidade. Você também pode incluir uma breve frase sobre sua motivação para se candidatar.

Neste caso ,o ideal é que a sentença não ultrapasse 4 ou 5 linhas e seja feita em um único parágrafo.

2 | Destaque na cover letter

Em seguida, é necessário criar um parágrafo que demonstre sua compreensão sobre a empresa e a posição desejada. Sendo assim, faça uma breve pesquisa sobre a organização e, de maneira personalizada, explique por que você está interessado(a) em trabalhar nela e como suas habilidades se alinham ao que ela busca.

3 | Experiência e realizações

Neste parágrafo, destaque suas experiências profissionais anteriores e as conquistas relevantes para a posição almejada. Para isso, evite simplesmente repetir o que está no currículo e prefira focar em aspectos específicos e relevantes para a vaga.

4 | Motivação e fechamento

Por último, reitere seu interesse na posição e na empresa e enfatize o desejo de contribuir para o crescimento e sucesso da organização. É também nesse momento que você pode expressar disponibilidade para uma entrevista e fornecer informações adicionais de contato.

5. Formatação e detalhes adicionais

A formatação da cover letter deve ser profissional e agradável visualmente. O ideal é utilizar uma fonte, tamanho de letra e espaçamento adequado entre os parágrafos. Além disso, mantenha as margens equilibradas e revise sempre a carta de apresentação em busca de erros gramaticais, de digitação ou de formatação antes de enviá-la.

Como inserir a fluência de um idioma em uma cover letter?

No currículo, o(s) idioma(s) que o candidato possui deve estar relacionado, sendo mais importante a comprovação da fluência do que necessariamente o tempo de estudo. Contudo, na cover letter, há dois pontos importantes a considerar antes de inserir este tipo de habilidade.

O primeiro é que, caso a vaga seja para um outro país, a cover letter precisa ser escrita na língua nativa, assim como não conter erros gramaticais ou de concordância.

Outro ponto é inserir nela o seu nível de proficiência no idioma, com termos específicos. Por exemplo, fluente, nativo, avançado ou intermediário. Sempre que possível, lembre-se de fornecer exemplos tangíveis de como você usou seu conhecimento em idiomas anteriores.

Para isso, relacione de modo breve algum projeto concluído, experiência de trabalho no exterior ou mesmo traduções realizadas.

E não se esqueça que não adianta mentir na cover letter. Afinal, o importante é que você também indique sua abertura de aprendizado e adaptabilidade em aprimorar as habilidades existentes.

Considerações finais sobre a cover letter

Todas as informações incluídas em sua cover letter devem ser relevantes para a posição ou empresa que você está se candidatando. Por isso, adapte suas informações sobre habilidades linguísticas de acordo com a importância e o contexto do idioma para a vaga em questão.

No geral, ao destacar seu conhecimento em outro idioma em uma cover letter, o objetivo é mostrar como suas habilidades linguísticas contribuirão para sua efetividade no trabalho e o valor que você poderá agregar à organização.

Por fim, atente-se para personalizar a cover letter de acordo com a empresa e a posição pela qual você está se candidatando. Ou seja, evite enviar uma carta genérica que pareça ter sido enviada para várias empresas diferentes. A personalização demonstra interesse e dedicação no processo seletivo.

Sua cover letter é muito mais efetiva com o aprendizado na Kenny Idiomas!

Após entender como a cover letter é um elemento valioso no processo de candidatura a vagas de emprego, você pode se perguntar: onde aprender inglês de modo prático e eficaz?

Pois te convidamos a conhecer a plataforma de ensino online da Kenny Idiomas e conferir como é possível estudar outro idioma com praticidade, flexibilidade de horários e acessos a recursos interativos.

Além disso, aqui você consegue personalizar seu curso e pode realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo. E o melhor: você pode estudar via computador, tablet ou mesmo pelo aplicativo disponível para smartphones iOS ou Android.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com a Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

gostos em inglês

Como expressar diferentes gostos em inglês

Quando pensamos em como expressar gostos em inglês, é importante considerar as características de cada preferência. Afinal, gostar, amar, curtir possuem pesos e sentidos bem específicos, não acha? Além disso,

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!