Dicas de quando usar have ou has no present perfect

compartilhe

Saber quando usar have ou has no presente perfect costuma ser uma dúvida comum durante as aulas em qualquer curso de inglês. Afinal, ambos os termos são flexões do verbo to have, em sua forma afirmativa.

Mas para que seja possível compreender a utilização correta de cada um deles, a Kenny Idiomas preparou este conteúdo exclusivo que vai abordar o uso do have ou has no presente perfect, dar exemplos e esclarecer as diferenças. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é o presente perfect?

O present perfect é um tempo verbal utilizado na língua inglesa para expressar ações ou eventos que começaram no passado e têm relevância ou impacto no presente. Ou seja, seu uso acontece para indicar quando a conexão com o fato não pode se determinar no passado e sim, no presente.

Por isso, ele tem utilização especial quando a ênfase está no resultado ou consequência da ação, em vez do tempo específico em que ocorreu.

Formação da sentença no present perfect

O present perfect se forma a partir do uso do verbo auxiliar “have” (quando o sujeito é “I”, “you”, “we” ou “they”) ou “has” (quando o sujeito é “he”, “she” ou “it”). Além disso, ele é seguido do particípio passado do verbo principal.

Uso do has

O verbo auxiliar “has” no present perfect ocorre quando o sujeito da frase é uma terceira pessoa do singular, ou seja, “he”, “she” ou “it”. Vamos ver alguns exemplos que ilustram corretamente o uso do has nesta modalidade.

1 | “She has traveled to Europe three times.” (Ela viajou para a Europa três vezes.)

Aqui, “has” acompanha o sujeito “she” para indicar que a pessoa fez a ação de viajar (travel) e essa experiência tem relação com o presente.

2 | “The cat has eaten all the food.” (O gato comeu toda a comida.)

Por sua vez, neste caso, “has” é usado com o sujeito “the cat” para indicar que a ação de comer (eat) foi concluída em algum momento anterior. Além disso, ela demonstra que tem impacto no presente, pois agora não há mais comida.

3 | “The movie has just started.” (O filme acabou de começar.)

Neste exemplo, “has” está sendo usado com o sujeito “the movie” para indicar que a ação de começar (start) aconteceu em um momento recente. Isso também se relaciona ao presente.

Uso de have no present perfect

Já o verbo auxiliar “have” é utilizado no present perfect quando o sujeito da frase é “I”, “you”, “we” ou “they”. Vejamos alguns exemplos que demonstram o uso correto de “have”:

1 | “We have visited that museum before.” (Nós já visitamos aquele museu antes.)

Aqui, “have” é empregado com o sujeito “we” para indicar que a ação de visitar (visit) já ocorreu em algum momento no passado e tem conexão com o presente.

2 | “You have lived in this city for five years.” (Você vive nesta cidade há cinco anos.)

Neste caso, “have” é usado com o sujeito “you” para expressar que a ação de viver (live) começou no passado e se estende até o presente.

3 | “I have read that book.” (Eu li aquele livro.)

Por último, aqui, o “have” indica que a ação de ler (read) aconteceu em algum momento anterior. Porém, o resultado ou conhecimento adquirido ainda são relevantes no presente.

Diferença entre have e has no present perfect

A partir das informações acima, podemos compreender que a diferença principal entre have e has no present perfect está no sujeito da frase. Isso porque, quando o sujeito é uma terceira pessoa do singular (como “he”, “she” ou “it”), devemos usar “has”. Por exemplo: “She has seen that movie.” (Ela viu aquele filme.)

Já quando o sujeito é “I”, “you”, “we” ou “they”, usamos “have”. Por exemplo: “We have visited that city.” (Nós visitamos aquela cidade).

Dica para o uso do have e has no present perfect

Uma forma eficiente de aprender sobre quando usar have e has no present perfect, é observar que a flexão verbal has só acontece em frases afirmativas. Além disso, elas seguem o mesmo padrão na formação de frases com o verbo to have tanto na forma interrogativa quanto na negativa.

Outro ponto de atenção é que o verbo to have pode ter significados diferentes em inglês. Quando auxiliar, ele pode, pode exemplo, ter tradução do verbo ter (He was worked – Ele tem trabalhado). Ou ainda, quando o significado é no plural, ele não é traduzido.

Turbine seus conhecimentos em inglês com a Kenny Idiomas!

Após entender de modo prático e simples como usar have ou has no present perfect, temos uma dica incrível para quem quer aprender inglês de modo flexível e efetivo. Na Kenny Idiomas, temos uma plataforma online, com recursos interativos e disponibilidade de aulas onde e quando você quiser!

Dessa forma, você consegue personalizar seu curso e pode realizá-lo de acordo com seu próprio ritmo. E o melhor: você pode estudar via computador, tablet ou mesmo pelo aplicativo disponível para smartphones iOS ou Android.

Com as aulas do professor Kenny, você conta com a expertise de um professor de inglês canadense, que tem foco na jornada de aprendizado a partir de uma didática criativa e eficaz. Não perca mais tempo e comece a aprender inglês online hoje mesmo com a Kenny Idiomas!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Kenny Idiomas! Até a próxima!

Mais posts

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

Novidades e novos posts você recebe por e-mail!